Planejamento Pessoal

Andei observando algumas autônomas(como eu tbm sou) vivem enroladas financeiramente, mesmo as que ganham muito dinheiro vivem sempre no vermelho ou desesperadas com aluguel, a babá, o cartão de crédito, a luz, a colega, a mãe… pra pagar no dia seguinte.

Não sou nenhuma consultora financeira, nem uma rica, nem uma mestre em finanças, mas aprendi umas dicas em alguns livros que me ajudaram muito a não ficar mais enrolada. (Colocarei o link dos livros no final). No começo é chato pra c****e mas valeu a pena.

Mas pra você que é autônoma(o) em qualquer área e ganha seus rendimentos por dia, semana ou quinzena e não consegue se adaptar ao sistema brasileiro de ganhar e pagar por mês, essas informações podem ser úteis.

Pras as pessoas que recebem por diária, separe 10% dela (valor da diária÷10) e deposite em uma conta poupança (nunca retire só deposite, mais pra frente explico), caso não tenha uma use um cofre desses de aço, ou se você tiver controle em um cofre desses comum mas nunca retire nem ‘se roube’.

Pras que tem o privilégio de receber por semana, separe 15% e deposite, nunca retire. Imagine q esse dinheiro é um pagamento obrigatório. (Um ano tem 52 semanas, digamos que você receba $300, guardando 10%, por exemplo, $30 por semana em 1 ano, você terá $1560. Guardando 15%, $45 por semana serão $2340 em 1 ano. Sem esforço!)

Se tiver mais controle, deposite $130 ao mês por 12 meses, com o juros da poupança (simulação feita com 0,5% ao mês) em 1 ano terá $1603,52*!

*Simular:

carteirarica.com.br/simulador-de-poupanca/

Após esse período você já estará tão acostumada em separar esse dinheiro que nem irá perceber, bem provável que queira aumentar o valor dos depósitos no segundo ano de aplicação e passar a guardar $50 por semana ou $216,67 ao mês, em 1 ano(+ os $1603,52 do primeiro ano), terá um total de $4375,10 em 2 anos. Sem muito esforço. Essa quantia já dá pra brincar né?!

Num plano mais acelerado: comece com depósitos de $30 por 26 semanas, após continue com $45 por mais 26 semanas, o total é de $1950 em 1 ano. Continue, mais 26 semanas de depósitos de $60, mais 26 semanas de $75, até aqui atingirá um valor total de $5460,00 em 2 anos.

É chato, mas pra quem deseja resultados diferentes e melhores devem seguir caminhos diferentes.

Boa sorte!

Livros:

O Caminho Para A Liberdade – Gabriela Mosmann (vídeo aulas e e-book)

Fator Enriquecimento – Paulo Vieira, PhD

O Homem Mais Rico da Babilônia – George S. Clason

Independência Financeira – Robert T. Kiyosaki

Os comentários estão encerrados.

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: